Vida nas Artes – Artesanato em tecido – 20 mulheres

No projeto Vida nas Artes são realizadas oficinas de artesanato usando as técnicas de patchwork, bordados, cartonagem, customização e reciclagem de materiais como tecidos, linhas, pedrarias, lãs e papéis. No processo de aprendizado são realizadas atividades de: capacitação técnica; prática laboral; assistência técnica com aprofundamento dos conteúdos e formação social que propicie o fortalecimento da identidade, da autoestima e da cidadania. Na formação social também é incluída a conscientização e a educação ambiental, não apenas na gestão do empreendimento em si como na aplicação de tais princípios no dia a dia dos beneficiários.

Café do Bem – Barista – 30 jovens

O projeto Café do Bem busca o desenvolvimento pessoal dos beneficiários com a identificação das potencialidades individuais e coletivas, promoção da autoconfiança, empoderamento e a diminuição da culpa pela situação de desemprego e de vulnerabilidade em que vivem, encorajando-os ao mercado de trabalho. Buscamos através desse projeto, gerar trabalho e renda a partir da capacitação por meio do curso profissionalizante de barista com visão econômica solidária baseada dentro dos princípios de sustentabilidade econômica, social,  ambiental e da autonomia, promovendo assim o desenvolvimento integral dos beneficiários, incluindo as dimensões cultural e pessoal.

O projeto funciona em local seguro e apropriado para as práticas necessárias, oferece todo o material de ótima qualidade e suporte para um excelente aprendizado. Curso com treinamento prático para formação de profissionais de baristas com certificação na conclusão.

Coletivo Jovem – 400 jovens

COLETIVO JOVEM EM PARCERIA COM O INSTITUTO COCA-COLA e INSTITUTO VEDACIT

O projeto Coletivo Jovem tem como objetivo oferecer aos adolescentes e jovens da região de 15 a 23 anos, capacitação e encaminhamento para o mercado de trabalho.  Hoje, o Coletivo Jovem é um curso de formação para o jovem desenvolver profissionalmente três trilhas de conhecimento:

 1. Marketing e Vendas / 2. Comunicação e Tecnologia /3. Produção de Eventos 

Em todas as trilhas habilita o jovem a enfrentar as dificuldades do primeiro emprego, relacionamentos, empregabilidade, dicas para entrevistas, confecção do currículo, simulação de dinâmicas e entrevistas, palestras com profissionais de empresas de grande porte atuantes nas áreas. São oferecidos quatro ciclos ao ano, contemplando a formação de aproximadamente 405 jovens e muitos já concluem o curso com propostas de contratação e/ou estágio nas empresas parceiras conforme a escolaridade formal.