Assistência Social – 416 famílias

Desenvolvida para oferecer nova perspectiva às comunidades carentes da região, a AMIS tem o objetivo de promover o acesso ao direito social de cada cidadão, num conceito de desenvolvimento social transformador em busca da superação. Suas ações têm como principais linhas de atuação os princípios da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, publicidade, economicidade e eficiência. Para cumprir este propósito, a entidade atua por meio da execução direta de projetos, atendendo cumulativamente aos critérios acima e assegurando convívio, autonomia e fortalecimento de vínculos familiares.  Desta forma, presta serviços ou realiza ações socioassistenciais de forma gratuita, continuada, permanente e planejada para os usuários e a quem deles necessitar, na forma da Lei 8.742/1993 (LOAS), do Decreto nº 6.308/2007, Resoluções CNAS nº109/2009, nº16/2010, e Portaria nº 46/SMADS/2010.

Núcleo de Psicologia Social – 20 crianças, adolescentes e adultos

Núcleo de Psicologia Social que objetiva dar escuta, acolhimento e apoio psicossocial a crianças, adolescentes e adultos atendidos nos demais projetos da AMIS. Pretende ainda, orientar e estimular o desenvolvimento psicossocial buscando a melhoria da auto estima e das relações interpessoais para fortalecer os vínculos familiares e a integração na comunidade/ambiente de vivência.

Os atendidos são encaminhados pelos coordenadores dos projetos, sempre que observadas situações que necessitem a intervenção de um profissional. Cada caso é levantado e analisado com a psicóloga que deu orientação quanto ao procedimento/ atendimento a ser prescrito.

Capacidade de atendimento é bastante restrita em virtude de contarmos com apenas duas psicólogas voluntárias. Os atendimentos ocorrem através de sessões semanais de 50 minutos.