Dream Orquestra e Coral – 389 crianças e adolescentes

389 crianças e adolescentes de 05 a 16 anos.

O projeto Dream Orquestra e Coral é contemplado por professores com formação acadêmica em Música e Regência, a maior parte com registro na (OMBCF) Ordem de Músicos do Brasil do Conselho Federal. As crianças recebem as aulas instrumentais, de canto-coral, teoria e iniciação musical duas vezes por semana com duração de uma hora cada. O projeto busca promover ações educativas, sociais e culturais através da música que, construídas com a participação efetiva dos envolvidos, contribuem para a formação de um ser humano participativo e mais consciente de sua cidadania. Oferece ensino gratuito de música clássica: violino, viola, violoncelo, clarinete, saxofone, flauta transversal, trompete, trombone, teoria musical e percepção de som, musicalização infantil e canto coral. Com foco no aperfeiçoamento técnico presamos a qualidade proporcionando aos beneficiários conteúdo completo:  Percepção de som e musicalidade; Estudo de repertório; Prática de conjunto; Ensaios de orquestra e conscientização (postura, limpeza, manutenção e conservação de instrumento). Através da música erudita envolvemos crianças e adolescentes, regularmente matriculadas em escolas públicas da região, retirando-as da situação de elevada vulnerabilidade decorrente da pobreza, violações e negligências do seus direitos, em que se encontram no contra turno escolar (muitas ficam sozinhas em casa) com risco de abusos e do aliciamento para o crime, drogas e prostituição.  Democratizamos o acesso à cultura e difundimos a música clássica para a população da comunidade da Vila Andrade e regiões próximas, proporcionando um espaço seguro e acolhedor a fim de resgatar a dignidade de crianças, adolescentes e famílias. Promovemos formação de público e realizamos constantes apresentações para que haja efetiva promoção cultural e desenvolvimento artístico.

A apresentação na Sala São Paulo, na abertura do Concerto da Global Mission Program foi um momento de grande orgulho para todos da AMIS. Um evento incrível onde pudemos levar as famílias de cada criança que se apresentou.

O projeto Dream Orquestra e Coral é reconhecido pela Secretaria Municipal de Cultura e Ministério da Cultura e está no segundo ano com patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura (antiga Lei Rouanet) e Verba Parlamentar.

Projeto Vida em Movimento – Balé – 230 crianças e adolescentes

230 crianças e adolescentes de 05 a 16 anos.

O corpo de dança do projeto é composto por professoras com formação acadêmica em dança clássica e moderna. As crianças participam das aulas três vezes por semana, com a duração média de uma hora. O projeto Vida em Movimento é um projeto social que visa envolver crianças e adolescentes, regularmente matriculadas em escolas públicas da região, retirando-as da situação de elevada vulnerabilidade decorrente da pobreza, violações e negligências do seus direitos, em que se encontram no contraturno escolar (muitas ficam sozinhas em casa) com risco de abusos e do aliciamento para o crime, drogas e prostituição.  Pretende democratizar o acesso à cultura e difundir a dança clássica para a população da comunidade da Vila Andrade e regiões próximas, proporcionando um espaço seguro e acolhedor a fim de resgatar a dignidade de crianças, adolescentes e famílias. Através da arte, abre-se uma nova perspectiva às comunidades carentes da região. Com o intuito de trazer melhor qualidade de vida, as beneficiadas encontram alegria, graça, disciplina, beleza, relacionamento sócio – afetivo e conhecimento do corpo e suas potencialidades através do ensino da dança clássica.

Um grande resultado são as apresentações de encerramento do ano com dois mil expectadores e participação de todas as beneficiadas do projeto que frequentaram as aulas ao longo do ano. Promovemos a formação de público e democratização ao acesso à dança para interessados na área que não possuem condições financeiras para frequentar espetáculos ou praticar este produto cultural. O público esperado para estes espetáculos é de duas mil pessoas em duas apresentações. O projeto Vida em Movimento é reconhecido pelo Ministério da Cultura e está no terceiro ano de patrocínio através da Lei de Incentivo à Cultura (antiga Lei Rouanet).