O projeto Vida nas Letras iniciado em 2007 pela coordenadora Sra. Leni, tem como meta contribuir para a redução do analfabetismo no Brasil ampliando as oportunidades de jovens e adultos que não tiveram acesso à educação básica na idade adequada. Sua proposta é, além de alfabetizar, oferecer acesso a conhecimentos gerais e desenvolver a consciência de cidadania participativa em seus beneficiados. A classe é subdividida em níveis de conhecimento para que haja um desenvolvimento mais adequado ao beneficiado. São utilizados além do material pedagógico, notebooks para que possam utilizar o recurso tecnológico como um meio de aprendizagem e inclusão digital. Este projeto é desenvolvido com professores voluntários, formados em sua maioria em Pedagogia, Letras, Matemática e Tecnologia.
Categoria: Socioassistencial
Atendimento socioassistencial para crianças de 05 a 11 anos no contraturno escolar, busca promover ações educativas e culturais, além de amparo social. Também desenvolvemos um programa de alfabetização e inclusão digital para adultos.
Clique nos projetos abaixo e conheça um pouco mais sobre cada um deles.
Aliança – 30 adolescentes
30 adolescentes de 12 a 16 anos
Com o projeto Aliança, a AMIS tem por foco a constituição de um espaço de convivência para as adolescentes, a partir de seus interesses, demandas e potencialidades, a fim de fortalecer os princípios básicos de uma sociedade, como respeito e solidariedade, e os vínculos familiares. São desenvolvidas atividades lúdicas, intervenções, oficinas e palestras com temas relacionados à vivência e cotidiano das atendidas, com incentivo às descobertas de potencialidades, integração e proteção social que contribuam com novos significados às vivências de cada beneficiada, favorecendo o desenvolvimento e promovendo a prevenção de situações de risco social. Através das temáticas acima visa realizar rodas de conversas e reflexões, oferecendo suporte para conquista e/ ou resgate da cidadania, projetando novas perspectivas de um futuro melhor. Proporciona rodas de conversa sobre: educação, valores, caráter idôneo, auto estima, saúde da mulher e cuidados com o corpo, liderança e orientação vocacional. Promove quatro workshops de trabalhos manuais e 2 palestras em cada semestre. Proporciona espaço seguro para atender as beneficiadas para que possam pesquisar e refletir sobre os temas abordados visando um futuro melhor.
Semear – 190 crianças
190 crianças de 05 a 12 anos
O projeto Semear é integrado por professoras com formação acadêmica em Pedagogia e Neuropedagogia. É orientado pelos eixos estruturantes do Serviço de Proteção Social Básica, em seu artigo primeiro e o Sistema Único da Assistência – SUAS, ou seja, família, rede, protagonismo e território, através de um centro socioassistencial que promove serviços orientados às crianças matriculadas e frequentando a escola, em horário contrário ao escolar. Tem por foco a constituição de espaço de convivência com intervenções através de oficinas lúdicas, culturais, de música, dança, esportes e jogos recreativos, como forma de expressão, interação, aprendizagem, estímulo de habilidades e incentivo às descobertas de potencialidades com o intuito de promover a integração e proteção social dos atendidos, ao favorecer aquisições para a conquista da autonomia, protagonismo, cidadania e vínculo familiar. Busca dar novos significados às vivências de cada criança propiciando experiências favorecedoras do desenvolvimento da sociabilidade, do resgate de vínculos familiares, prevenção de situações de risco e exposição ao crime da realidade em que estão inseridas.
O projeto oferece aulas de segunda à quinta-feira com quatro refeições diárias, café da manhã e almoço para a turma matutina e almoço e lanche para a turma da tarde, suprindo deficiências alimentares ao oferecer nutrição balanceada com a inclusão de carnes, frutas, legumes e verduras. Vale ressaltar que o hábito alimentar das crianças atendidas se mostra muitas vezes bastante precário sendo necessário, muitas vezes, a adaptação a um novo alimento como carne, verduras e frutas. Neste sentido, são realizados levantamentos antropométricos no início e ao final de cada semestre para avaliação do nível nutricional e de crescimento das crianças e orientação aos pais para encaminhamento ao sistema de saúde dos casos considerados acima ou abaixo do aceitável pela Organização Mundial de Saúde – OMS em sua tabela de crescimento.